sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Resenha

Esta resenha apresenta a discussão sobre a produção e consumo de Alimentos Orgânicos. Para tratar do assunto, o grupo recorreu a diversas fontes de pesquisa e selecionou os estudos encontrados nos seguintes sites: www.wikipedia.org/wiki/Agricultura , www.youtube.com (Jornal da Gazeta) , www.natureba.com.br/alimentos-organicos.
Para wikipedia.org (2009) a produção de Orgânicos está baseada correlacionado ao não uso de produtos sintéticos que garante a qualidade do alimento e mantém as características do solo.

“Sistema de produção que exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos
e produtos reguladores de crescimento, tem como base o uso de
estercos animais, rotação de culturas, adubação verde, compostagem
e controle biológico de pragas e doenças. Esse sistema pressupõe
a manutenção da estrutura e da profundidade do solo, sem alterar
suas propriedades por meio do uso de produtos químicos e sintéticos.”
Wikipédia (2009)

As palavras do autor do texto indicam que a produção de Alimentos Orgânicos garante a qualidade do Alimento e a preservação do solo.
Os estudos da Pesquisa feita pela entrevista feita pelo Telejornal Jornal da Gazeta (2007) mostra através de dados estatísticos que o consumo de Alimentos Orgânicos está crescendo em ritmo acelerado no Brasil, JG (2007, a partir de 1min e 6s) diz da seguinte forma “ O consumo de Produtos Orgânicos crescem em ritmo acelerado no Brasil, as vendas desse tipo de alimento aumentam 30% ao ano...” .
A reportagem deixa bem explícito que as pessoas estão tomando a consciência de quão bom é consumir Alimentos Orgânicos, que a produção e o consumo estão aumentando de forma considerável.
No Site Natureba.com (2009) encontra-se os dados que a maior parte dos orgânicos é produzida em pequenas propriedades de terra e são geralmente de agriculturas familiares, o que deve-se ressaltar que os mesmos deveriam receber maio apoio das autoridades. Segundo o Site Nature.com(2009) “pequenos produtores vem crescendo e viabilizam a agricultura orgânica em muitas regiões fixando o homem no campo. Muitas famílias consomem e vendem o que plantam”.
Com base nos estudos compreendemos que os trabalhos do site Natureba.com, complementam todo o conteúdo desenvolvido pelas outras fontes de pesquisa, pois ressalta a importância da produção e consumo de orgânicos, falando diretamente de quem os produzem.

Bibliografia:
* Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Agricultura_org%C3%A2nica Acessado em 06/11/2009 às 16h e 45min.
* Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jd7O9Zgi3BU Acessado em 06/11/2009 às 16h e 30min.
* Disponível em: http://www.natureba.com.br/alimentos-organicos.htm.Acessado em 06/11/2009 às 16h e 05min .

Nenhum comentário:

Postar um comentário