terça-feira, 24 de novembro de 2009

Entrevista e Vídeo

1) QUAIS SÃO AS ETAPAS DO PREPARO DO TERRENO?

Para que a agricultura orgânica de certo é necessário que o agricultor conheça a vocação natural do solo, e com isso, minimize as interferências necessárias para a preparação do solo.

2) QUAL O ADUBO UTILIZADO?

Na agricultura orgânica utiliza-se obrigatoriamente adubos de origem orgânica, não industrializados, tais como restos vegetais, folhagens, aplicação de minhocas no solo buscando tornar o solo o mais vivo possível.

3) QUAIS OS CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA UMA HORTA SAUDÁVEL?

Para que consigamos vegetais saudáveis para o consumo humano é preciso o cuidado com a origem dos adubos orgânicos utilizados, devendo-se evitar principalmente dejetos de produções não orgânicas.

4) É NECESSÁRIO O USO DE INSETICIDAS?

Na agricultura orgânica equilibrada o inseticida não e necessário uma vez que o foco são as plantas e não as pragas, plantas saudáveis não atraem insetos.

5) QUAL O TEMPO APROXIMADO PARA A COLHEITA?

Varia com o tipo de plantação, sendo que as folhagens são mais rápidas para a colheita e as batatas, mandioca, inhame, cenouras, etc são um pouco mais lentas.

6) O CLIMA PODE INTERFERIR NESSE PROCESSO?

Sim. A umidade do solo interfere no processo de crescimento da planta.

Entrevista feita com o produtor Adalton Santana, dono da chácara dos Ipes.

Um comentário:

  1. Convido a todos que tem interesse em Meio Ambiente acessem nossa página da Revista ecoLÓGICA e participem, serão muito bem vindos.
    http://revista-ecologica.ning.com/

    Obrigada e até lá
    Fátima Carvalho

    ResponderExcluir